O governo do Paraná sancionou a lei que trata sobre o Plano Plurianual para o período entre 2024 e 2027. O texto foi assinado pelo governador Ratinho Junior (PSD) na segunda-feira. A iniciativa prevê investimentos de R$ 246 bilhões nesse período, sendo R$ 56 bilhões para o primeiro ano.

O texto foi aprovado na Assembleia Legislativa do Paraná e recebeu, ao longo de sua tramitação, 345 emendas de deputados nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, meio ambiente e cultura. O projeto de lei original foi apresentado pela Secretaria de Estado do Planejamento do Paraná.

A elaboração do texto contou com o apoio de diversos órgãos de todos os poderes do estado. Também houve abertura de espaço para que a população pudesse participar por meio de consultas e audiências públicas. Um dos principais pontos é a aplicação de recursos adquiridos por meio da transformação da Copel em corporação.

O novo plano apresenta 36 programas, sendo 28 destinados a investimentos em ciência e ações sociais; sete de gestão, manutenção e serviços; e outro de obrigações especiais. Foram definidas 1.164 entregas no total, sendo 515 de obras regionais e 649 de outros tipos. O Plano Plurianual é uma ferramenta de planejamento de médio prazo utilizado pela administração pública.