Um degrau de aproximadamente 1,70 metros de altura apareceu neste fim de semana na orla de Balneário Camboriú. O fenômeno chamou a atenção já que aconteceu após 10 meses da conclusão da obra de engorda da praia. Aqui no Paraná, Matinhos faz uma obra semelhante e concluiu nas últimas semanas a drenagem de areia na praia central e balneários.

Foram 3 milhões de metros cúbicos de areia retirados do fundo do mar e depositados na praia de Matinhos, no litoral paranaense. A obra de engorda da orla teve a etapa de alargamento da faixa de areia concluída no dia 19 de outubro. Muito semelhante a que foi executada em Balneário Camboriú, a obra prevê a manutenção da faixa de até 100 metros, evitando a chegada do mar em períodos de ressaca.

No último fim de semana, um degrau surgiu na areia da praia catarinense com 1,70 metros de altura e chamou a atenção.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Turismo do Paraná, Everton Souza, esse tipo de situação é considerada natural, mas não deve ocorrer no litoral paranaense.

Ainda conforme o secretário não é possível comparar as duas obras, já que o comportamento do mar nas duas partes da costa é diferente. Para prevenir este tipo de situação, a orla de Matinhos tem a previsão de receber um espigão e guias-correntes.

De acordo com o governo, 40% da construção do espigão do Pico de Matinhos já está concluída e as obras dos guias-correntes do Canal da Avenida Paraná já foram iniciadas.

A engorda da praia é uma das etapas do Projeto de Recuperação da Orla de Matinhos, com investimento total de R$ 314,9 milhões. O cronograma de execução aponta que os trabalhos devem ser totalmente finalizados em 2024.