É um serviço pontual de tapa-buracos das estradas. De acordo com levantamento do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), sobre a condição do pavimento das rodovias estaduais concedidas, cerca de 87% apresentavam situação boa, e o restante regular. Isso garante que a realização rotineira de serviços descontínuos localizados preserve as pistas.

Nesta segunda-feira a reportagem da CBN Curitiba trouxe alguns relatos de ouvintes sobre a falta de manutenção nas rodovias que cortam o estado após o fim dos contratos de pedágio.

A ouvinte Cristina Braga conta que já utilizou a BR-277, entre Curitiba e o litoral paranaense recentemente. Os buracos estão visíveis em quase toda a extensão da rodovia.

Danilo Chulik é motorista do transporte de passageiros e fala da preocupação não só dos buracos, mas também dos lixos nas rodovias.

O DER/PR informou que realizou na última semana a fase de lances da licitação para contratar os serviços de guincho mecânico nas rodovias estaduais e federais do Anel de Integração após o término dos pedágios.

Foram seis lotes, proporcionais aos lotes do Anel de Integração, contemplando todas as rodovias estaduais e federais que antes eram pedagiadas. As empresas interessadas disputaram oferecendo lances cada vez menores, por meio da ferramenta de pregão eletrônico do portal Licitações-e, do Banco do Brasil. O valor total foi de R$ 88.145.000,00.

Atualmente o DER/PR está analisando os documentos e propostas de preços das arrematantes, devendo publicar um resultado esta semana, abrindo o período de cinco dias para interposição das demais participantes.