O governador Ratinho Junior assina na manhã desta segunda-feira (27) o ato que formaliza a convocação de dois mil policiais militares e 400 bombeiros nas corporações. Eles foram aprovados em concurso público e vão reforçar os atuais quadros da segurança no estado.

A tarde, o projeto enviado pelo governo à Assembleia Legislativa do Paraná que atualiza o efetivo da Polícia Militar está pautado para entrar na ordem. A matéria fixa o efetivo da PM em 28.416 militares estaduais. Segundo o Executivo, o número adicional de 468 militares estaduais é necessário devido a expansão das atividades da corporação. A matéria será votada junto com outros dois projetos que envolvem a área de segurança. Um deles cria as funções privativas-policiais no Departamento de Polícia Penal e cargos em comissão e funções gratificadas na Secretaria de Segurança Pública. O outro trata do Código da Polícia Militar do Estado. A proposta altera o artigo 216 que, segundo o governo, vai resolver uma questão relativa ao fardamento dos militares estaduais.

Confira a íntegra dos três projetos relacionados à segurança, que serão votados em sessão ordinária e extraordinária nesta segunda-feira (27) na Assembleia Legislativa do Paraná:

Efetivo da Polícia Militar

Mudanças Código da Polícia Militar

Projeto cria novas funções e cargos em comissão