Os professores da rede estadual de ensino devem ter os salários reajustados a partir de 2022, foi o que anunciou o Governo do Estado durante uma coletiva, na manhã desta segunda-feira, no Palácio Iguaçu. O governador Ratinho Júnior falou sobre o trabalho das secretarias da Fazenda e da Educação, nos últimos seis meses, para chegar a esse reajuste sem comprometer o teto de gastos.

As secretarias fizeram um estudo e construíram uma proposta que consiste em disponibilizar aumento de 3% para todos os servidores da educação, estabeleceram um novo piso salarial para professores em início de carreira no Paraná e também para os contratados pelo Processo Seletivo Simplificado (PSS). O salário que antes era de R$ 3.730 passa a ser de 5.545 por 40 horas de trabalho, o que dá um aumento de 48,7%. Como ressaltou o secretário de Estado da Educação, Renato Feder.

Também foi anunciado o adiantamento do 13º salário para os servidores nesta terça-feira.

O governador Ratinho Júnior falou sobre as negociações que foram feitas diretamente com chefes de núcleos, diretores e professores, mas não com as lideranças sindicais.

O presidente da APP-Sindicato, Hermes Leão, falou sobre essa ausência de diálogo do governador com o sindicato que representa a categoria.

Hermes comentou que foi bem recebido o anúncio do reajuste para os professores em início de carreira, que já era uma pauta antiga do sindicato, mas explicou que existe uma preocupação com essa proposta apresentada pelo governo, pois o reajuste anunciado não abrange aposentados e demais funcionários das escolas.

O sindicato apontou que o aumento salarial alcança apenas dois mil professores efetivos e cerca de 20 mil PSSs, porém, não contempla os outros 40 mil professores efetivos que estão em diferentes níveis.

A proposta do reajuste agora segue para votação na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).