O programa Paraná Solidário foi lançado na manhã deste segunda-feira pelo Governador Ratinho Junior engloba quatro programas sociais: Energia Solidária, da Copel; Água Solidária, da Sanepar; Aluguel Social e Cartão Comida Boa da Secretária da Justiça, Família e Trabalho.

O programa energia solidária foi ampliado, e de 146 mil famílias vai passar a atender 336 mil residências. O investimento do governo do estado será de 121 milhões de reais. Também foi ampliada a faixa de consumo, que passa de 120 kilowatts (kW) para 150. De acordo com o presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero, um aumento significativo.

Também foi assinado um decreto que vai ampliar o programa Água Solidária, da Sanepar, que até 2019 atendia 182 mil famílias e hoje alcança cerca de 211 mil residências. O presidente da companhia, Cláudio Stabile, explicou que a meta é alcançar 360 mil famílias, já que a renda das famílias atendidas aumentou e falou sobre o valor que será pago.

O cartão Comida Boa atende pessoas em situação de pobreza ou de extrema pobreza, que não são beneficiárias do Bolsa Família, do governo federal. Segundo o secretário da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, o benefício foi criado de forma emergencial durante a pandemia da Covid-19 e fazia uma transferência de 50 reais para cada família. Agora passa a ser de 80 reais por mês.

Com esse aumento o valor passa a ser permanente e mais famílias serão atendidas.

Leprevost também falou sobre o programa Aluguel Social que teve aumento do valor para atender ainda mais pessoas em situação de vulnerabilidade.

O governador Ratinho Júnior falou sobre o objetivo do pacote social de benefícios para atender famílias de baixa renda e não deixar de dar assistência aos paranaenses que foram mais afetados pela pandemia.