O governador Ratinho Junior destacou a importância de o Paraná receber a Conferência da Mata Atlântica, evento que faz parte do 3° encontro do Consórcio de Integração Sul-Sudeste (Cosud), realizado no Teatro Guaíra, em Curitiba, nesta terça-feira (19). Os sete estados das regiões Sul e Sudeste participam da conferência, cuja programação segue até quinta-feira (21).

De acordo o governador, o grande desafio é a busca pelo equilíbrio entre desenvolvimento e preservação.

Ratinho Junior ainda disse que a busca pelo desenvolvimento sustentável também passa pelo agronegócio.

O evento contou com a presença dos governadores do Paraná, Ratinho Junior; do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; do Espírito Santo, Renato Casagrande; do Rio de Janeiro, Claudio Castro; de Minas Gerais, Romeu Zema; e dos vice-governadores de São Paulo, Felício Ramuth; e Santa Catarina, Marilisa Boehm.

SAIBA MAIS

Banco Verde

O Paraná vai contar com uma plataforma para conectar investidores a instituições socioambietais para destinar recursos a projetos voltados à sustentabilidade. Trata-se do Banco Verde, que tem o objetivo de impulsionar o financiamento a projetos socioambientais no Paraná. Com o Banco Verde, as empresas podem destinar recursos a organizações que tenham projetos ligados à economia de baixo carbono e à valorização da biodiversidade. A estimativa inicial é aportar de R$ 50 milhões e R$ 100 milhões por ano em projetos ambientais.

Carta de Curitiba

A Carta de Curitiba é o documento final desta conferência, com as principais propostas do grupo na área da sustentabidade. A carta será encaminhada para a organização da COP-30, que será realizada em Belém, no mês de novembro. Segundo o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca, a carta contempla uma série de medidas.

Greca salientou a importância da troca de ideias para avançar na sustentabilidade.

* Com informações de Bruno de Oliveira e Gabriel Arouca