Na noite deste domingo (8), um grupo de golpistas fechou a entrada da Refinaria Getúlio Vargas (Repar), em Araucária, na região metropolitana de Curitiba. O grupo despejou dois caminhões de terra na entrada da refinaria para impedir a saída de veículos do local. A Polícia Militar foi chamada.
No ato, a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e a Guarda Municipal tentaram conversar com o grupo para desinterditar a área, mas não conseguiram. Militares precisaram utilizar bombas de gás lacrimogêneo para retirar os vândalos do local. Duas pessoas foram presas após realizar disparos de arma de fogo. A Polícia Militar informou que elas não faziam parte dos atos.
Outros dois manifestantes foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil para assinar um termo circunstanciado por desobediência. A Polícia Militar informou ainda que realizou a identificação de líderes e veículos utilizados nos protestos e os responsáveis serão punidos.
A tropa de choque da Polícia Militar segue no local para evitar que os criminosos retornem. Os atos golpistas teriam sido convocados por grupos de mensagem pelo celular. O grupo teria se inspirado na invasão realizada ao Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF) na tarde deste domingo (8), em Brasília.
Por: Bruno de Oliveira