Dois casos de golpes bem parecidos chamaram a atenção no Paraná nessas últimas semanas. Trata-se de pessoas que anunciam vendas pela internet, pegam o dinheiro do comprador e não fazem a entrega do produto.

O empresário Renan Xavier caiu no golpe. Ele encontrou uma moto online e combinou com o vendedor para que pudesse ver o veículo. Ele inclusive conseguiu conhecer a moto e conversou pessoalmente com o vendedor. Foi apenas na hora do pagamento que ele descobriu a mentira. O prejuízo foi de R$ 15 mil reais.

O advogado Beno Brandão destaca que nesse tipo de golpe, geralmente há o uso da identidade falsa de uma segunda pessoa e para o pagamento, são criadas contas bancárias que não são do verdadeiro vendedor, o que fica ainda mais complicado voltar a contatar o criminoso. A pena pra esse tipo de ação pode chegar a 8 anos de prisão.

Ele ainda explicou que as pessoas que consentiram em mentir para aplicar o golpe podem dividir o prejuízo causado ao comprador. Ele faz o alerta também para as vendas com supostos intermediadores.

Na semana passada um outro caso parecido aconteceu em Maringá. Um casal de perdeu R$ 127 mil ao tentar comprar uma caminhonete S10 anunciada em um site de vendas. As vítimas procuraram a Polícia Civil nessa quinta-feira (23), e registraram um boletim de ocorrência.
Conforme o boletim de ocorrência, foram cumpridas todas as etapas legais para a aquisição do veículo, como test-drive, vistoria e transferência em cartório.
O casal só percebeu que era um golpe quando o proprietário da camionete informou que não havia recebido as transferências do dinheiro.

Por: Vinicius Bonato