Gestores da área da segurança pública de Curitiba e de municípios da região metropolitana se reuniram para discutir a segurança pública da região e apresentar métodos de combate aos diferentes tipos de crime.

O tema que abriu a conversa foi a Lei Maria da Penha e o uso do botão do pânico para o acionamento da polícia no caso de agressão contra a mulher.

O secretário municipal de defesa social e trânsito, Coronel Péricles de Matos, destacou a metodologia criada para o atendimento pela Lei Maria da Penha.

Ele ainda destacou o aspecto humano durante o processo de análise de cada caso pela polícia.

Além do atendimento à mulher, a troca de conhecimento sobre os sistemas de segurança dos municípios metropolitanos foi um dos focos do evento, como explicou o assessor de Secretaria de Assuntos Metropolitanos, Coronel Ribas.

Entre as tecnologias está a Muralha Virtual, sistema de segurança que consegue monitorar a movimentação de veículos e suspeitos nas cidades que possuem a tecnologia.

Uma das cidades que trabalha com o sistema e que é Campo Largo.

O secretário municipal de ordem pública desse município, Samir Moussa, explicou o funcionamento do sistema.

Segundo ele, o uso da muralha é uma tendência para todos os municípios.

 

Ao todo, a Região Metropolitana de Curitiba tem 29 municípios e concentra uma população superior a 3,6 milhões de pessoas.

A ideia é que o encontro possa potencializar novas formas de integração da grande Curitiba no setor da segurança.