Nova pesquisa eleitoral Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (18) coloca o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), como o segundo nome favorito para substituir Jair Bolsonaro na disputa pela presidência em 2026.
Aos pesquisados, a Quaest perguntou se Bolsonaro deveria participar da próxima eleição e, se não, quem deveria sucedê-lo. O ex-presidente ainda tem candidatura defendida por 19%, no entanto o nome de Ratinho Junior superou o de Michelle Bolsonaro (PL) dentre as candidaturas alternativas.
Ratinho Junior entre os favoritos da direita
Essa dança de cadeiras aconteceu por causa de queda no desempenho da ex-primeira-dama, que era mencionada por 9% dos ouvidos em agosto, mas caiu para 5% agora. Com essa variação para baixo, ela perdeu a segunda posição nessa lista para o paranaense, que oscilou de 8% para 9% de um mês para o outro.
Vale dizer, o preferido para uma candidatura da direita ao Palácio do Planalto segue sendo Tarcísio de Freitas (Republicanos). O governador de São Paulo somou 15% e teve crescimento acima da margem de erro entre agosto e setembro.
SAIBA MAIS:
- Eleições 2026: pesquisa Quaest aponta queda de Ratinho Junior frente a Lula em eventual 2º turno
- Ratinho Junior cai e Lula sobe em cenário para 2º turno de 2026, diz pesquisa Quaest
Além de aparecer à frente de Michelle nesta pesquisa, Ratinho Junior foi mais citado do que os outros três governadores apontados como presidenciáveis: Romeu Zema (Novo), Eduardo Leite (PSD) e Ronaldo Caiado (União).
Governador defendeu candidato próprio, mesmo que não seja ele
Em agenda pública mais cedo nesta semana, antes da divulgação da pesquisa, o governador do estado comentou o cenário eleitoral já de olho em 2026 e falou em prol de uma candidatura própria do PSD, tanto nacionalmente quanto no Paraná.
Ratinho Junior ainda afastou a possibilidade de deixar a sigla caso não seja o escolhido para estar nas urnas.
Aumento na rejeição e derrota no 2º turno
De volta aos achados da rodada de setembro da Quaest, a pesquisa aponta um revés para Ratinho Junior quando o assunto é rejeição. Em agosto, 33% dos ouvidos disseram que conheciam e não votariam no paranaense, fatia que avançou para 39% em setembro.
Ainda na pesquisa, foram traçados nove cenários de segundo turno. Em uma eventual disputa com Lula, Ratinho Junior perderia, com 32% dos votos contra 44% do petista.
A Quaest ouviu 2.004 brasileiros com 16 anos ou mais entre os dias 12 e 14 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.








