Duas crianças nasceram unidas pela coluna vertebral nesta quarta-feira (27), em Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba. O caso aconteceu no Hospital do Rocio, referência em atendimentos para esse tipo de caso. As crianças nasceram prematuras após 34 semanas de gestação, estão internadas na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica e passam bem.

Para realizar o parto, foi necessária uma cesárea. Os gêmeos, unidos, pesavam 3.360 quilos. A médica que realizou o parto, a ginecologista Marina Nunes Machado, informou que a mãe das crianças é da cidade de Campo Mourão, no interior do Paraná, e procurou a unidade de saúde para poder realizar o nascimento das crianças.

A médica disse que a causa da geração de gêmeos siameses ainda é desconhecida, e que os registros de bebês que nascem dessa maneira são raros. O caso acontece no processo de divisão celular e as crianças, neste caso, acabaram ficando unidas por um osso localizado no final da coluna vertebral.

O setor de neurologia do hospital acompanha o quadro de saúde das crianças, que ainda não foram separadas, para verificar quando a cirurgia poderá ser realizada. A ginecologista apontou que, para a realização do procedimento, é necessária a avaliação de uma equipe multidisciplinar.

O tratamento mais adequado será definido pela instituição de saúde.