O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Paraná, e a Polícia Militar do Paraná, cumprem nesta sexta-feira (1) 17 mandados de prisão preventiva e 26 mandados de busca e apreensão em oito cidades do estado. A ação faz parte da Operação Balestilha, que visa combater o tráfico de armas e drogas, além de lavagem de dinheiro envolvendo uma organização criminosa.
Segundo o coordenador estadual do Gaeco, Leonir Batisti, as ordens judiciais expedidas pelo Juízo da 3ª Vara Criminal de Curitiba estão sendo cumpridas nas cidades de Curitiba, Toledo, Cascavel, Campo Largo, Campo Magro, Ouro Verde do Oeste, São José dos Pinhais e Araucária.
Conforme o Gaeco, foi apurado que os investigados atuavam no transporte de drogas a partir de Toledo e Cascavel, no Oeste do Paraná, com destino a capital, onde realizavam a distribuição e venda das drogas principalmente no Bairro Alto e na Cidade Industrial de Curitiba.
Entre os 17 alvos dos mandados de prisão, estão cinco mulheres envolvidas na ação criminosa, sendo esposas e familiares dos suspeitos. Três investigados já cumprem pena, dois em regime semiaberto e um em penitenciária federal.
Além disso, a Justiça determinou ainda a apreensão de 12 veículos e a anotação de restrição de venda sobre outro veículo.