A chegada de uma frente fria à região Sul do país trouxe instabilidade e derrubou as temperaturas, desde o fim da última semana, em todo o Paraná. Nesta segunda-feira (27), há previsão de chuva para todas as regiões do estado, de acordo com alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Após a chuva o frio intensifica ainda mais e os termômetros podem registrar temperatura mínima de 4ºC, na capital paranaense, nesta semana. Já a máxima não deve passar dos 17ºC.

O meteorologista do Simepar, Lizando Jacóbsen, falou como fica o tempo no início desta semana.

Segundo o aviso emitido pelo Inmet, durante esta segunda-feira, existe a possibilidade de chuva intensa em 56 cidades localizadas na região Leste e em parte do Norte e Centro do estado. Nesses locais, são esperados acumulados de chuva de até 100 mm/dia e rajadas de vento entre 60 e 100 km/h. Nas demais regiões do Paraná, o Instituto Nacional de Meteorologia também alerta para chuvas, nesta segunda-feira, contudo, em volume menor com cerca de 50 mm/dia e ventos de até 60 km/h.

O Inmet chama a atenção para a ocorrência de queda de raios, corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e também de alagamentos.

A queda nas temperaturas reflete no aumento das ações realizadas pela Fundação de Ação Social (FAS) durante os dias mais frios. Conforme a prefeitura de Curitiba, os abrigos acolheram mais de 1.320 pessoas na primeira ação intensificada do ano, realizada na noite deste sábado (25), que registrou mínima de 9 ºC, mas a garoa e o vento fizeram a sensação térmica ficar em apenas 7ºC.

A ação faz parte da Operação Inverno 2024, iniciada em 15 de maio.

Durante a noite deste domingo (26), as equipes da FAS realizaram 186 abordagens sociais. Dessas, 88 foram feitas com base em solicitações registradas na Central 156.

As pessoas que aceitaram acompanhar as equipes da FAS foram para unidades de acolhimento do município para tomar banho, trocar de roupa, receber alimentação e dormir protegidas. As que não aceitaram ser acolhidas e preferiram ficar na rua receberam cobertores para que pudessem se proteger.
Entre os abordados, quatro estavam debilitados e precisaram de atendimento de saúde. Uma pessoa foi socorrida pelo Samu e outras três foram levadas pelas equipes para atendimento médico.

A FAS realiza o acolhimento em casas de passagem, que as pessoas podem chegar espontaneamente ou levados pelas equipes que fazem a abordagem social. Atualmente, a FAS conta com 1.534 vagas de acolhimento em 31 unidades próprias e parceiras, mas esse número pode ser ampliado, conforme a necessidade.

A Prefeitura pede a ajuda da população para proteger as pessoas em situação de rua. A orientação é para que entrem em contato com a Central 156, por telefone, site ou pelo aplicativo Curitiba 156.