“Fraternidade e Fome”, esse é o tema da Campanha da Fraternidade de 2023. Pela terceira vez a igreja traz a temática da fome e se coloca como porta-voz para encontrar soluções efetivas no combate à insegurança alimentar. Segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), “a Campanha da Fraternidade é o modo brasileiro de celebrar a Quaresma”.

O arcebispo metropolitano de Curitiba, Dom José Antonio Peruzzo, falou sobre o que pode ser feito a curto e a longo prazo.

Dom José Peruzzo afirmou que as pessoas precisas praticar a empatia.

Conforme a CNBB, o agravamento da segurança alimentar e nutricional em todo o país motivou a escolha do tema, pois de acordo com o Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia de Covid-19, lançado em 2022, atualmente mais de 33 milhões de brasileiros não têm garantida a alimentação.


A coordenadora arquidiocesana da Campanha da Fraternidade 2023, Salete Bez, falou que além da coleta, que será feita em 2 de abril, Domingo de Ramos, a arquidiocese também vai lançar o edital para o Fundo Diocesano de Solidariedade.

Salete Bez falou que as entidades podem inscrever os projetos que estejam de acordo com a Campanha da Fraternidade de 2023.

A coordenadora afirmou que independentemente da campanha as pessoas podem contribuir seja com ações ou doações.

O edital para inscrições de projetos pode ser encontrado no site http://arquidiocesedecuritiba.org.br/

Página especial traz materiais exclusivos sobre a Campanha da Fraternidade 2023

Com o intuito de apoiar e ajudar a dar visibilidade aos apelos da Campanha da Fraternidade 2023, o Brasil Marista lançou uma página especial com materiais gratuitos que potencializam a campanha. A iniciativa, articulada pela Província Marista Brasil Centro Sul (PMBCS), traz diversos subsídios, dentre eles um e-book direcionado à comunidade eclesial, com roteiros para sete encontros, nos quais, além de aprofundamento na temática, há sugestões de gestos concretos para minimizar os impactos da fome.

O link é : https://conteudo.marista.org.br/campanha-da-fraternidade-23