Em decreto publicado no Diário Oficial do Executivo, o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) decidiu transferir o ex-deputado Fernando Francischini (União Brasil) da Secretaria da Mulher e Igualdade Racial para a Secretaria da Justiça e Cidadania. A mudança foi formaçizada uma semana após a confirmação do nome de Francischini na pasta da Mulher e Igualdade Racial, onde exerceria o mesmo cargo, o de chefe de coordenação.

O cargo em comissão dado ao ex-deputado está designado a ele até dezembro de 2026, conforme informações do próprio Diário Oficial. O político fez parte da primeira gestão de Ratinho, onde comandava a secretaria de Justiça, Família e Trabalho, desmembrada este ano em duas pastas. Francischini teve seu mandato como deputado estadual cassado após ser acusado de propagação de fake news em 2021.

Uma lei estadual pervê a vedações da nomeação de pessoas em cargos públicos no Governo do Paraná com ficha suja, porém, não há menção a impedimentos por condenação por fake news. A legislação é vigente desde 2011.