Em novembro do ano passado, Aruko e Foz do Iguaçu decidiram a terceira divisão do Campeonato Paranaense. O Aruko levou a taça. Neste domingo (29), estes dois times conquistaram o acesso para a primeira divisão do estadual de 2023, que vai começar em janeiro (veja os resultados abaixo). Ou seja, ambos deram um salto de duas divisões em apenas seis meses.

O Foz do Iguaçu retorna à elite do futebol paranaense depois de três temporadas de ausência. Em 2019, a equipe fundada em 1996 foi rebaixada para a segunda divisão.

Fundado em dezembro de 2020, o Aruko é o time mais novo do estado e tem parceria com investidores japonenses. A pronuncia é “Arukô”, que significa “caminhar ao lado”, segundo o clube. O diretor-executivo é o ex-jogador Alex Santos, um maringaense que defendeu o Japão como lateral-esquerdo nas Copas do Mundo de 2002 e de 2006.

Com o acesso do Aruko, a primeira divisão vai contar com dois representantes maringaenses. Em abri deste ano, o Maringá foi vice-campeão na decisão com o Coritiba.

CAMPEONATO PARANAENSE – 2ª divisão

Semifinais
Rodada de ida
Domingo, 22/5
PSTC 0 x 1 Aruko (em Cornélio Procópio)
Foz do Iguaçu 0 x 1 Andraus (em Foz do Iguaçu)
Rodada de volta
Domingo, 29/5
Aruko 2 x 1 PSTC (em Maringá)
Andraus 0 x 1 Foz do Iguaçu (em Campo Largo)
pênaltis: Foz 5 x 3

Finais
Domingo, 5/6
Foz do Iguaçu x Aruko (em Foz do Iguaçu)
Domingo, 12/6
Aruko x Foz do Iguaçu (em Maringá)
Em caso de empate no saldo de gols após a segunda partida, a decisão vai para os pênaltis.