Com o pagamento do 13º salário, férias e aumento no ritmo de compras, os centros comerciais ficam lotados nesta época do ano. Com isso, criminosos enxergam uma oportunidade para cometer roubos e furtos.

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SESP), em dezembro de 2021, foram registrados 2.621 furtos em comércios e 4.012 em ambientes públicos, além disso, 630 roubos em lojas e 2.754 em locais públicos, em todo o Paraná.

Os números, demonstram a necessidade de aumento do efetivo nesta época do ano, de acordo com o especialista em segurança pública, Coronel Costa e Silva.

Na capital paranaense, a Guarda Municipal de Curitiba, com efetivo de 1.400 agentes, vai trabalhar com menos folgas para aumentar a segurança, principalmente nos locais de grande circulação. Já a Polícia Miliar, por meio do Batalhão de Polícia de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BPRONE), que conta com 64 policiais militares, realizou a distribuição do efetivo para aumentar a presença da força policial em pontos mais críticos.

De acordo com o especialista em segurança pública, mesmo com o aumento do efetivo, é necessário que as pessoas tenham cuidados redobrados nesta época do ano.

Outras situações como roubo de correntinhas, saidinha de banco e assaltos também devem ser evitadas com maior precaução do cidadão.