A secretária de saúde de Curitiba Márcia Huçulak relembra que a pandemia exigiu um novo comportamento em sociedade. Foi preciso aliar ciência e políticas públicas de forma rápida e equilibrada, para conter o avanço de casos. Márcia Huçulak recorda que nesta época, a capital estava com indicativo de bandeira vermelha e vivia o auge da Covid-19.

A secretária acredita que os investimentos feitos em unidades de saúde e hospitais, com compra de equipamentos e remédios necessários, salvaram vidas.

Mesmo com a queda no número de casos de Covid-19, a variante ômicron ainda circula na capital e Márcia Huçulak orienta manter as medidas sanitárias de segurança. A principal delas é buscar a imunização completa, com todas as doses de reforço no braço. Só assim, segundo ela, será possível a flexibilização das restrições.

O presidente da Câmara Municipal de Curitiba, vereador Tico Kuzma também relembrou os últimos 24 meses e todos os esforços feitos para combater a pandemia. Ele é autor de um projeto que sugere fixar data no calendário para lembrar de todas as pessoas que trabalharam nas equipes de saúde, e dos amigos e familiares que partiram.

O prefeito Rafael Greca falou sobre a força do povo curitibano e ao citar o nome da secretária de saúde, homenageou todas as pessoas que trabalharam no cuidado dos doentes.