Desde 1º de dezembro, proprietários dos estabelecimentos comerciais, industriais e prestadores de serviço de Curitiba podem definir o próprio horário de funcionamento. A medida foi discutida na Câmara de Vereadores da capital e sancionada pelo prefeito Rafael Greca.

Uma pesquisa lançada pela Associação Comercial do Paraná (ACP) apontou que 40% dos associados acreditam que a lei que flexibiliza o horário de atendimento ao público terão resultados positivos o seu negócio.

Cerca de 65% dos empresários afirmaram que vão aguardar o movimento do mercado e de seus concorrentes para decidir quanto ao horário de abertura e fechamento de seus negócios. Outros 20% disseram que devem mudar o horário de atendimento de seus comércios com a nova lei, sendo que 20% desses fecharão seus estabelecimentos mais tarde e 10% abrirão mais cedo.

Para Camilo Turmina, presidente da ACP a medida vai ter um impacto positivo principalmente nos bairros.

Rafael Borba, gerente Regional do Grupo Minipreço, explica que a empresa adotou o horário diferenciado, inclusive estendendo a jornada, criando novos turnos, para poder ter uma maior amplitude de atendimento.

Na Diva Cosméticos, tradicional loja da rua XV de novembro, as atenções estão voltadas para o natal. Segundo estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a data deve movimentar no Paraná, R$ 4,25 bilhões. Dafne Fiore, vendedora da loja conta que por lá, o horário estendido deve ser aplicado somente durante o período de dezembro.

Em um comércio de calçados também da região central, Mirian Marins, gerente da loja HappyWalk, explica que não há novidades e que os clientes já estão acostumados com o horário tradicional, das 9h às 19h.

De acordo com a nova Lei de Curitiba, os proprietários de estabelecimentos comerciais, industriais e de prestadores de serviço podem estabelecer novo horário de atendimento ao público, conforme o interesse. Podendo iniciar antes das 9h e se encerrar depois das 19h.