Um levantamento realizado pela CBN Curitiba com base nos dados do sistema do Corpo de Bombeiros mostrou que no último fim de semana foram registrados 120 atendimentos para situações de afogamento no Paraná. A maior parte deles aconteceu no litoral paranaense. De sexta (5) a domingo (7) foram 76 salvamentos somente na cidade de Matinhos. Em seguida, o município com mais registros deste tipo de situação foi Pontal do Paraná, com 22 ocorrências. Já Guaratuba teve 19 atendimentos.

De acordo com a tenente Ana Paula Inácio de Oliveira Zanlorenzzi, houve um aumento considerável no atendimento de afogamentos no litoral. Ela aponta alguns dos motivos que levaram a este tipo de situação, como o aumento de pessoas nas praias e as mudanças causadas pela construção dos espigões em Matinhos.

Ana Paula ainda pontua a facilidade de acesso ao litoral e o clima mais quente neste ano que proporcionaram um aumento de turistas na região.

Dos 120 atendimentos, foram salvas 132 vítimas, além de um registro de morte e um desaparecido que segue sendo procurado em Matinhos. A tenente do Corpo de Bombeiros destaca que é preciso que as pessoas tomem precauções com o mar para evitar os casos de afogamento.

 

Além disso, buscar os postos de guarda-vidas instalados na orla das cidades do litoral e seguir as recomendações dos profissionais, como estar entre as bandeiras vermelha e amarela e evitar os pontos sem proteção, que são identificados com a bandeira preta.