O retorno das férias sempre causa reflexo no trânsito com o aumento de veículos que circulam pela capital. E essa é a expectativa para esta semana, quando escolas das redes estadual e municipal de ensino, além das particulares, retomam as atividades. Por isso, motoristas, pedestres, motociclistas, ciclistas e usuários do transporte coletivo vão sentir diferença nos próximos dias.

Ediomar da Silva, motorista de transporte escolar em Curitiba, relatou à reportagem da CBN Curitiba que espera uma diferença no trânsito nos próximos dias.

O motorista de aplicativo e estudante de engenharia civil, João Monteiro, lembrou que as aulas nas instituições de ensino superior serão retomadas até o fim do mês, o que representa mais um fator para mudança no fluxo de veículos.

A mãe de um aluno, que levou o filho ao colégio na manhã desta segunda-feira (24), comentou a diferença que precisa enfrentar no trajeto quando as atividades escolares estão em ritmo normal.

O especialista em Trânsito, Cassiano Ferreira Novo, explicou que, com a volta às aulas, milhares de veículos voltam a circular pela capital, o que sobrecarrega o trânsito.

Cassiano Ferreira Novo falou sobre regras que os motoristas devem respeitar para evitar congestionamentos e acidentes.

Com o retorno das aulas na rede pública, a Polícia Militar iniciou a Operação Vizinhança Escolar Segura. O objetivo da ação é garantir segurança e tranquilidade à comunidade escolar no retorno das férias de julho. Entre as ações programadas estão policiamento nas entradas e saídas de alunos, visitas de policiais militares às escolas para contato direto com a direção e também patrulhamento nas imediações de colégios estaduais.

Segundo o Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (Bpec), além da atuação dos policiais que já fazem as rondas regulares, há um reforçar no patrulhamento escolar com os policiais do serviço administrativo das companhias.