Cidades e estados brasileiros já iniciaram um movimento de liberação da obrigatoriedade do uso de máscaras como forma de prevenção da Covid-19. O debate segue. Aqui em Curitiba e no Paraná ainda não definição sobre o assunto, mas o governador do estado, Ratinho Junior, sinalizou que a flexibilização pode acontecer em breve.

O assunto foi levantado durante participação de Ratinho Junior e também do prefeito Rafael Greca em um evento na capital paranaense nesta segunda-feira (07).

Segundo o governador há a possibilidade, em breve, da não obrigatoriedade do uso de máscaras no Paraná, pelo menos em ambientes abertos.

De acordo com Ratinho Junior, a Secretária de Estado da Saúde (Sesa) analisa dados, e a flexibilização pode acontecer caso os índices da pandemia estejam reduzindo e não aconteça um pico de casos, resultado do carnaval.

Segundo o chefe do executivo estadual, as decisões voltadas à pandemia devem ser tomadas com cautela. Ele ressaltou a importância da vacinação contra a Covid-19.

Já o Prefeito de Curitiba, Rafael Greca, afirmou que o comitê de monitoramento da covid-19 na cidade é que pode indicar a possibilidade da flexibilização do uso de máscara.

Na última sexta-feira, em entrevista à CBN Curitiba o Secretário de estado da saúde, Beto Preto, disse que, apesar de movimentações neste sentido em outros estados e cidades brasileiras, o Paraná ainda vai acompanhar o panorama da pandemia de Covid-19 nas próximas semanas, para depois começar a estudar uma medida neste sentido.

Em entrevista ao CBN Curitiba 1ª edição desta segunda-feira (7), o médico cardiologista, pesquisador e professor titular da PUCPR, José Rocha Faria Neto, disse acreditar que os próximos passos da pandemia sejam as flexibilizações das medidas de prevenção. A primeira, segundo ele, seria a liberação do uso de máscaras em ambientes abertos.

José Rocha Faria Neto reafirmou a importância da terceira dose da vacina contra a Covid-19 para a prevenção da variante ômicron.

O médico disse ainda que não acredita em uma piora no cenário da pandemia, após o feriadão de Carnaval.

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta segunda-feira (07) mais 1.900 casos confirmados e 19 mortes — não necessariamente representam a notificação das últimas 24 horas — em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus.
Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 2.347.243 casos confirmados e 42.265 mortos pela doença.