Na coluna Dicas de Cinema desta quinta-feira (6), Marden Machado comenta a estreia do filme O Agente Secreto nos cinemas brasileiros. De acordo com o colunista, a obra se passa durante o Carnaval de 1977, na cidade de Recife, quando o protagonista Marcelo, interpretado por Wagner Moura, retorna à cidade para se refugiar, por estar sendo perseguido, e ao mesmo tempo tenta reencontrar o filho.
Marden Machado explica que, ao longo do filme, o público descobre o motivo da fuga do personagem, enquanto diversos outros são apresentados, entre eles a Dona Sebastiana, vivida pela atriz Tania Maria, coordenadora do edifício onde Marcelo se esconde.
O crítico também comenta que a obra tem como pano de fundo a ditadura militar, período em que a corrupção generalizada e o abuso de poder se tornam evidentes no roteiro, refletindo o contexto vivido pelo país naquela época.
Nesse cenário, o público acompanha a trajetória de Marcelo, dividida entre aqueles que querem eliminá-lo e as pessoas que passam a fazer parte de sua rotina, incluindo personagens que enfrentam situações semelhantes às dele e buscam apoio diante da ditadura.
Além disso, o colunista ressalta que o filme é uma grande homenagem ao cinema, com citações diretas a obras marcantes daquele período e também ao Cinema São Luís, local importante na formação cinéfila de Kleber Mendonça Filho, diretor do longa-metragem, que transforma o espaço em um dos cenários de maior destaque do filme.
SAIBA MAIS
Premiações de O Agente Secreto
Vale lembrar que O Agente Secreto recebeu quatro prêmios em sua estreia oficial, durante o Festival de Cannes, em maio deste ano. Entre eles, Melhor Ator, para Wagner Moura, e Melhor Diretor, para Kleber Mendonça Filho, conquistas inéditas para o cinema brasileiro, além de reconhecimentos da Associação dos Cinemas de Arte da França e da Federação Internacional de Críticos de Cinema.
Outras estreias
Na coluna de hoje, Marden Machado também comenta sobre as estreias de “Quando o Céu Se Engana”, “Predador: Terras Selvagens”, além da reapresentação de “De Volta Para o Futuro”.








