Um filhote de muriquis-do-sull, o chamado macaco mono-carvoeiro nasceu no Zoológico de Curitiba. Ainda sem nome, o filhote nasceu no dia 22 de setembro. Os muriquis são uma das espécies mais ameaçadas de extinção. No mundo inteiro existem apenas 11 indivíduos da espécie em zoológicos. Destes, 7 estão em Curitiba (seis no Zoo, incluindo o novo filhote, e uma no Passeio Público). Soltos na vida selvagem, a estimativa é que existam 1.200 muriquis do sul.

O filhote nasceu sem intervenção dos técnicos do zoológico. O Zoo de Curitiba mantém o projeto de Educação Ambiental e conservação dos muriquis-do-sul para ensinar as crianças sobre o trabalho que é feito na unidade.

Padrinho do muriqui
De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a perda de hábitat e a caça são fatores que contribuem para que a espécie seja classificada como ‘em perigo’ na escala de extinção.

O Zoo de Curitiba é padrinho do Muriqui, nomeado em um encontro de educadores ambientais em Pomerode (SC), em setembro de 2019, promovido pela Associação dos Zoológicos e Aquários do Brasil (Azab).

Com informações da prefeitura de Curitiba.