Nesta quarta-feira (4) termina o prazo para quem pretende tirar o título de eleitor pela primeira vez ou para quem precisa regularizar alguma pendência com a Justiça Eleitoral para votar nas Eleições de 2022.

O cadastro eleitoral fecha 150 dias antes das eleições e só volta a reabrir em novembro. Por esse motivo a procura por atendimento está alta nesses últimos dias. Apenas na terça-feira (3), os atendimentos feitos nas principais cidades do Estado, pela Justiça Eleitoral, até as 17h30, somaram cerca de 8.600 atendimentos presenciais nas centrais do eleitor.


Somente em Curitiba, na segunda-feira (2), foram cerca de 1.900 atendimentos, sendo 1.200 presenciais e pouco mais de 720 pela internet. Já nesta terça-feira (3), foram 2.004 eleitores atendidos presencialmente na capital.

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) informa que tudo pode ser feito pela internet, seja a emissão do primeiro título, transferência de município, alteração de dados, regularização de título cancelado e pagamento de multa. Segundo o TRE, em março, 75% dos atendimentos realizados pela Central do Eleitor de Curitiba aconteceram por meio eletrônico.

Apesar dos portais e sistemas da Justiça Eleitoral terem apresentado instabilidade na tarde de segunda-feira (2), devido ao alto número de acessos para regularização do título de eleitor, a situação foi normalizada. De acordo com a assessoria do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná até a manhã desta quarta-feira não havia registro de instabilidade no sistema.

O presidente do TRE-PR, Desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, afirmou que as pessoas não precisam entrar em pânico.

Quem estava na fila para ser atendido tinha seus motivos para ter deixado para a última hora. Como Geci de Oliveira que foi fazer a biometria e disse que devido à correria deixou para o último dia.

Depois de ver no noticiário que esta quarta-feira era o último dia para regularização do título de eleitor, Márcio Tamura, tentou fazer pela internet, mas viu que o título estava cancelado e não conseguiu realizar o procedimento.

Isaac da Silva Carneiro, tem 18 anos, e vai votar pela primeira vez. Ele disse que deixou para fazer o título no último dia, pois está trabalha e nesta quarta-feira teve que faltar para emitir o primeiro título.

Eduardo Berne Cogo contou que mudou do Rio Grande do Sul para Curitiba há 15 anos, mas não fez a transferência do título. Agora decidiu regularizar a situação e disse que está sendo bem brasileiro, que deixa tudo para a última hora.

Nesta quarta-feira o atendimento presencial no TRE vai até as 18h, já na internet o acesso pode ser feito até as 23h59.