Bruno Boschilia (foto) é um dos sete árbitros brasileiros chamados para a Copa do Mundo, que começa no dia 21 de novembro, no Catar. Este curitibano, que trabalha como orientador na Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, é um dos cinco que vai atuar como auxiliar.

A relação de convocados pela FIFA nesta quinta-feira (19) tem dois árbitros centrais: Raphael Claus, de São Paulo, e Wilton Pereira Sampaio, de Goiás. Além de Boschilia, a lista de auxiliares conta com Neusa Back, catarinense que atua pela Federação Paulista de Futebol, Bruno Pires, de Goiás, Danilo Simon, de São Paulo, e Rodrigo Figueiredo, do Rio de Janeiro.

Pela primeira vez, mulheres vão atuar na arbitragem de uma Copa do Mundo masculina. Serão seis ao todo e Neusa a primeira brasileira.

Estarão no Catar 36 árbitros centrais, 69 assistentes e 24 árbitros de vídeo. Para esta última função nenhum brasileiro foi chamado.

Bruno Boschilia repete o feito de outro paranaense: em 2010, Roberto Braatz, de Marechal Cândido Rondon, foi auxiliar em duas partidas da Copa do Mundo, disputada na África do Sul.