As inscrições para o 1º Festival Jacaré de Ficção foram prorrogadas até o dia 15 de maio. Criado pelo jornal Plural, de Curitiba, para incentivar a escrita de contos a partir de fake news, o festival tem como lema a necessidade de “devolver a ficção a seu lugar”, que é a literatura. O concurso, que já recebeu dezenas de histórias, pagará R$ 2,5 mil ao melhor conto.

O festival pretende ajudar a população a perceber que há histórias excelentes sendo contadas diariamente em nosso WhatsApp. O único problema delas é que algumas pessoas desejam que você acredite que aquilo é verdade, quando na verdade são excelente matéria-prima para ficção.

Os contos inscritos no festival devem ser inéditos, se basear em uma fake news conhecida e podem ser submetidos pela página do festival, em www.plural.jor.br/jacare

Entre os jurados já confirmados estão os editores Daniel Lameira e Leonardo Garzaro, os jornalistas Luiza Sahd (Uol), Renata Simões (TV Cultura), a escritora e jornalista Marleth Silva e o editor de Cultura do Plural, Irinêo Baptista Netto.