O Festival de Curitiba anuncia em sua 32ª edição, a atração o “Caprichoso e Garantido: O Duelo da Amazônia”, que chega pela primeira vez ao Sul do Brasil um dos patrimônios culturais do país, apresentando as lendas, celebrações, rituais indígenas e os costumes do caboclo ribeirinho traduzidos em arte, toada e Boi Bumbá. O evento ocorre de 25 de março a 7 de abril.

Além da apresentação na abertura oficial da 32ª edição, o público poderá conferir a atração em duas sessões na Mostra Temporada de Musicais, nos dias 26 e 27 de março, às 20h30, no Teatro Positivo. Os ingressos já estão disponíveis.

Com mais de 110 anos de história, os bois Garantido e Caprichoso são parte fundamental da cultura amazonense, no Festival de Parintins, um evento cultural apoteótico e que reúne milhares de pessoas em uma celebração festiva. No centro do festival, realizado anualmente, estão os bois com cada uma das agremiações representadas por suas cores, azul e vermelho, protagonistas de uma rivalidade que se transforma em um espetáculo de amor pela cultura popular e, principalmente, pela região amazônica.

A história é narrada todos os anos sempre de modo diferente. Na lenda que deu origem, a Mãe Catirina, que estava grávida, sente o desejo de comer língua de boi, especificamente, do animal preferido do “amo”, o rico fazendeiro para quem seu marido, Pai Francisco, trabalhava. Para agradar sua esposa, Francisco mata o animal. Ao descobrir, após chamar um médico para certificar a morte do boi, o patrão manda capturar o seu serviçal. Para trazer a vida de volta ao animal, o “amo” chama um padre, que atualmente é representado pelo Pajé que, com seus rituais, consegue ressuscitar o animal, motivo de comemoração com uma grande festa que também marca o perdão de Pai Francisco e de Mãe Catirina.

Serviço:

Mostra Temporada de Musicais – 32º Festival de Curitiba
Data: 26 e 27 de março, às 20h30.
Local: Teatro Positivo
Classificação: Livre
Duração: 1h30
Ingressos: www.festivaldecuritiba.com.br

Editado por Lucca Gomes com supervisão de Felipe Harmata