Começa nesta quinta-feira (7) e vai até o próximo domingo (11) o 15º Festival de Cinema da Lapa, com longas-metragens da recente produção nacional, mostra de curtas-metragens, sessão da meia-noite, oficinas para crianças e adolescentes, música, literatura e artes plásticas. Com entrada gratuita, a maior parte da programação acontece na Secretaria de Educação da Lapa (rua Barão do Rio Branco, 1861), no centro histórico da cidade.
Quatro filmes concorrem ao Troféu Tropeiro de longa-metragem. A sessão desta quinta, às 19h30, tem “Silvio”, dirigido por Marcelo Antunez, que traz Rodrigo Faro e Vinicius Ricci (foto) no papel principal, o do apresentador Silvio Santos, que morreu em agosto deste ano.
As noites seguintes, também às 19h30, são de comédias: na sexta, “Férias Trocadas”, de Bruno Barreto (diretor de “Dona Flor e Seus Dois Maridos” e “O Que É isso, Companheiro?”), com Carol Castro no elenco; no sábado, “De Repente, Miss!”, de Hsu Chien, com Fabiana Karla e de Gianlucca Mauad.
No domingo, às 16h, a atração é o documentário “Ninguém é Campeão Sozinho”, de Elder Fraga, que conta a história um ilustre lapeano: Carlos Pierin, goleiro que defendeu o Santos no início da Era Pelé, entre 1959 e 1961.
Vinicius Ricci, Fabiana Karla, Gianlucca Mauad vão acompanhar as sessões, assim como o ator Stepan Nercessian, que ganha uma homenagem nesta sexta, às 19h30, com o Troféu Tropeiro não apenas pelo mais de 50 anos de carreira, mas também pelo trabalho como presidente do Retiro dos Artistas, no Rio de Janeiro. Se Ricci interpretou Silvio Santos, Stepan se destacou nos últimos anos ao viver no cinema e no teatro outro grande animador de auditório da televisão: Abelardo Barbosa, o Chacrinha.
Para manter a tradição do cinema de terror, a sessão da meia-noite é na sexta-feira, com o filme “A Macabra Biblioteca do Dr. Lucchetti”, do paranaense Paulo Biscaia. Curtas de outros cineastas do estado, como Beto Carminatti, Estevan Silveira, Gil Baroni, Julia Vidal, Pedro Merege, também estão na programação, que inclui o “Mulheres Indígenas da BR-277¨, de Taylla Sirino.
Na cerimônia de abertura, nesta quinta, antes da exibição de “Silvio”, sobe ao palco o Quarteto de Cordas da Orquestra Ladies Ensemble. A parte musical do festival também conta com os atores e cantores Danilo Mesquita e Daniel Del Sarto, este com músicas de filmes famosos, na sessão de encerramento, domingo, às 19h30.
Na sexta-feira, às 19h, no Teatro São João, acontece a abertura da exposição “Minha Terra”, com obras do artista plástico Geraldo do Valle e do projeto A Arte Transforma Vidas, e o lançamento do livro de crônicas “Penso Assim..”, de Valeria Borges da Silveira.
Fernando Severo, curador do festival organizado por Maria Inês Borges da Silveira, fala sobre os eventos que vão além das mostras de cinema.
Para o cineasta, a produção paranaense vive um grande momento.
Veja no site do Festival de Cinema da Lapa a programação completa.








