Após acidente entra balsa e ferry boat em Guaratuba, a empresa prestadora do serviço vai restringir o tráfego de veículos pesados. A medida vai valer a partir das 20h desta terça-feira (29) até 8h de quarta dia 30. Neste período, a Internacional Marítima, empresa que opera o serviço, informou que um dos atracadouros será submetido a reparos. A ideia é garantir no sentido de garantir a segurança, comodidade e eficiência dirigida aos usuários.

Nesta segunda-feira (28) a Controladoria-Geral do Estado (CGE) realizou uma vistoria no serviço de ferry boat. Segundo a CGE algumas situações atípicas foram constatadas, como a falta de uniformização da empresa que assumiu o serviço e de avisos de segurança aos usuários. As informações vão basear um documento que será entregue ao Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná.

Essa foi a primeira inspeção da CGE na travessia desde que nova empresa assumiu o serviço, em caráter emergencial.

O contrato possui as mesmas exigências daquele feito com a empresa BR Travessias. O acordo foi interrompido por descumprimento contratual, comprovado pelas reclamações recebidas pela Ouvidoria e pelas inspeções periódicas feitas pela CGE, por meio do programa CGE Itinerante. A empresa recebeu mais de 200 autos de infração do Governo do Estado. Está prevista para este ano uma nova licitação.

Em um evento no Palácio Iguaçu, na manhã desta segunda-feira, o governador Ratinho Júnior foi questionado sobre o acidente que aconteceu no ferry boat, na noite deste domingo, durante a travessia entre Matinhos e Guaratuba. Segundo relatos de usuários, duas embarcações bateram e houve danos em alguns veículos que estavam sendo transportados.

Ratinho Júnior voltou a falar que a solução definitiva para os problemas do ferry boat é a construção da ponte de Guaratuba.

O Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), condicionante para a obra da ponte, já está em andamento. Ele vai validar ou propor alterações para os três traçados mais viáveis apontados em um estudo de viabilidade, já concluído, buscando a melhor solução para a obra dos pontos de vista ambiental e técnico.