O ferry-boat que faz a travessia de Guaratuba voltou a ter a situação normalizada às 23 horas de quarta-feira (7), após registrar filas de espera de mais de 10 horas. Nesta sexta-feira (9), o fluxo de veículos era pequeno. De acordo com a Internacional Marítima, empresa que opera o sistema de transporte da balsa, quatro atracadouros funcionam no local e cinco embarcações estão aptas a operar na travessia.
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER) que atualiza as informações do trânsito no local e também faz a fiscalização da operação, indica que o tempo médio de travessia, desde a compra do bilhete até o desembarque é de aproximadamente 45 minutos, o que é considerado normal.
As balsas registraram um aumento no fluxo após a interdição total da BR-376, que aconteceu entre os dias 28 de novembro e 7 de dezembro, já que a travessia por Guaratuba se tornou uma das poucas opções de acesso entre os estados do Paraná e Santa Catarina. A região chegou a registrar filas de espera longas, com trânsito travado no centro da cidade por conta do alto número de caminhões que buscaram o acesso pela região.