Na coluna Marketing Digital desta terça-feira (7), Fernanda Musardo fala sobre o YouTube shopping, novo programa de compras do YouTube no Brasil. Segundo a colunista, a novidade permite que criadores de conteúdo destaquem produtos em seus vídeos, transmissões ao vivo, posts na comunidade e na aba shorts com link direto para a compra, sem que os usuários precisem sair do aplicativo.


SAIBA MAIS


Segundo Fernanda, essa ferramenta coloca a plataforma no centro do social commerce, que é a fusão entre o entretenimento e a compra em tempo real, unindo as redes sociais à compra. Conforme a colunista, esse tipo de serviço já existia no país com o TikTok Shop, lançado em maio deste ano, com um trabalho semelhante à plataforma do YouTube, e que provocou uma verdadeira mudança no e-commerce brasileiro.

A colunista explica que essas ferramentas têm dado certo no país porque o modelo que elas utilizam é baseado em descobertas, já que o produto aparece nas redes sociais do usuário de maneira orgânica, fazendo com que as pessoas se envolvam na história do conteúdo, resultando no impulso da compra aliado à conveniência.

Como as marcas podem utilizar essa ferramenta?

Segundo Fernanda, as marcas que quiserem utilizar essa ferramenta precisam entrar em alguns critérios de qualificação, como estar habilitado para monetização, ter mais de 10 mil inscritos e entender as outras exigências da plataforma a respeito de boas práticas e políticas de uso.

Ouça a coluna na íntegra