Julho é mês de férias escolares e a Copel alerta que, com as crianças em casa, é necessário manter atenção redobrada para evitar acidentes com a rede elétrica. O cuidado é essencial por causa dos riscos, por vezes ignorados no dia a dia.
Criançada em casa deve ser motivo de preocupação para os pais, não apenas para manter os pequenos entretidos em meio às férias do mês de julho, mas também para garantir a segurança deles. Isso porque o ambiente doméstico não é tão inofensivo quando se imagina e pode esconder uma série de riscos de acidentes, inclusive de choques elétricos.
Quem alerta é o gerente da Divisão de Engenharia de Segurança do Trabalho da Copel, Rodrigo Marcacine Resende.
Casa a prova de acidentes
O gerente da Copel destaca que dados a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) apontam números altos de acidentes e mortes por choques elétricos em residências, reforçando a necessidade dos cuidados dentro de casa.
Por isso, ele alerta que é fundamental manter as instalações elétricas em dia, sem improvisos, e buscar por profissionais habilitados para quaisquer serviços relacionados a energia.
SAIBA MAIS:
- Férias escolares: dicas para fortalecer o vínculo entre pais e filhos
- Saiba como funciona a Autorização Eletrônica de Viagem de modo digital para as férias de julho
Lançar mão de artifícios como protetores de tomadas (que evitam que crianças insiram objetos metálicos no acesso à rede) também é uma opção interessante para criar um ambiente mais seguro para os pequenos.
Cuidados dentro e fora de casa
Os cuidados são necessários também ao ar livre, já que algumas brincadeiras podem deixar as crianças expostas a riscos. É o caso, por exemplo, da boa e velha pipa, que precisa de locais adequados para garantir uma diversão segura.
Em caso de emergências, é possível acionar a Copel pelo telefone 0800 51 00 116. É só fazer a ligação e teclar 1 para atendimento em situação de risco à vida ou acidente com a rede elétrica.
*Com informações da AEN








