Com o feriado prolongado nos dias 7 e 8 de setembro, o horário de funcionamento de diversas repartições públicas e de empreendimentos vai sofrer alteração.

Por conta das comemorações conjuntas do dia da Independência do Brasil e da Padroeira de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, os bancos ficam fechados nos dois dias e reabrem apenas na sexta-feira (9).

Já as linhas de transporte da URBS terão alteração na escala e serão adotados horários de domingo, com menos ônibus, na quarta e na quinta-feira. Na sexta, o horário retorna ao previsto para dias úteis.

Escolas, CMEIs e CMAEs estarão fechados nos dias 7, 8 e 9 de setembro, com atendimento retomado na segunda. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) fecham nos dias 7 e 8. Já as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ficam abertas 24 horas, todos os dias.

Mercados e shoppings não terão horários alterados por conta do feriado e devem abrir normalmente.

Comemorações

Para comemorar o dia da Independência, no 7 de setembro, haverá o tradicional desfile cívico de Curitiba. A programação volta a acontecer após dois anos, com início às 8h. Às 10h o desfile deverá ocorrer com escolas militares e de grupamentos com tropas da Marinha, Exército, Aeronáutica, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar do Paraná, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil do Paraná, Departamento Penitenciário, Guarda Municipal de Curitiba e instituições governamentais não militares.

No dia 8 de setembro, a festa em honra a Nossa Senhora da Luz dos Pinhais acontece com programação de missas, terço e bênção. Às 10h haverá uma Missa Solene e Coroação de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, depois o repicar dos sinos. No período da tarde, às 15 horas, serão feitas a reza de um terço e a bênção com o Santíssimo Sacramento.

Toda a programação ocorre na Catedral Basílica de Curitiba, na praça Tiradentes.

Com informações da assessoria