Entre sexta-feira (9) e terça-feira (13), socorristas do Corpo de Bombeiros atenderam sete situações de afogamento tanto no mar quanto em piscinas em diversos balneários do Litoral paranaense. Ao todo, foram 81 situações envolvendo salvamentos na água.

A capitã do Corpo de Bombeiros, Débora Kolossoskei, destacou que o número de ocorrências neste feriado foi acima das registradas no ano anterior.

No início da tarde de sábado (10), uma mulher, de 29 anos, foi retirada do mar próximo ao Pico de Matinhos. De acordo com os socorristas, a vítima não apresentava nenhum grau de afogamento, recebeu atendimento na areia e foi liberada em seguida.


SAIBA MAIS:


Entre todas as situações atendidas, quatro foram mais relevantes e mobilizaram várias equipes.

No início da tarde de sábado (10), uma mulher, de 29 anos, foi retirada do mar próximo ao Pico de Matinhos. De acordo com os socorristas, a vítima não apresentava nenhum grau de afogamento, recebeu atendimento na areia e foi liberada em seguida.

Ainda no sábado, no fim da tarde, os guarda-vidas do posto localizado na praia de Coroados, em Guaratuba, foram acionados para atender uma criança, de 4 anos, que se afogou em uma piscina e estava inconsciente. Os socorristas acionaram o helicóptero do Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar (BPMOA) com equipe aeromédica, pois a criança estava em parada cardiorrespiratória. Após atendimento, a menina retomou o pulso e foi transportada para o Hospital do Trabalhador em Curitiba.

Na manhã de domingo (11), por volta das 7h30, oficiais do Corpo de Bombeiros que participavam de uma corrida de rua no balneário Caiobá, em Matinhos, foram chamados para uma ocorrência de afogamento no mar. No local, havia uma adolescente, de 13 anos, e um rapaz, de 20 anos, a cerca de 350 m da areia que não conseguiam sair da água. O jovem foi içado pelo helicóptero do BPMOA e a menina foi retirada do mar por uma moto aquática do Corpo de Bombeiros.

Já na areia, os irmãos venezuelanos, com grau de afogamento considerado leve, foram estabilizados pelos guarda-vidas e liberados em seguida.

Outra ocorrência de afogamento foi registrada, na tarde desta terça-feira (13), no balneário Atami, em Pontal do Paraná. Uma mulher, de 31 anos, foi resgatada após se afogar em uma piscina. Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima, portadora de necessidades especiais, foi encaminhada em estado grave à Unidade de Pronto Atendimento.

Em relação às duas ocorrências mais graves, Débora Kolossoskei disse que crianças e pessoas om necessidades especiais precisam de supervisão constante.

Desde o início da Operação Verão, em 16 de dezembro, até terça-feira, foram registrados 1507 salvamentos, sendo 140 relacionados a afogamentos. Ao todo, nove pessoas morreram, sendo uma em piscina, uma em baía e sete no mar.

O encerramento da Operação Verão será no dia 25 de fevereiro.