O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) teve a segunda queda consecutiva no Paraná. Marcando 103,7 pontos, o indicador caiu 0,3% em abril. Na média nacional, o índice aumentou 2% em relação a março, atingindo 108,1 pontos. As informações são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), divulgadas nesta terça-feira (30).

O maior impacto negativo na opinião dos empreendedores paranaenses está no indicador Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC), que compõe Índice de Confiança do Empresário do Comércio. Esse fator que sofreu baixa de 1,8% em relação ao mês anterior e que está em 79,1 pontos, abaixo da margem de satisfação de 100 pontos.

Na avaliação da Fecomércio, esta pontuação demonstra a cautela dos comerciantes do estado especialmente sobre as Condições Atuais da Economia (CAE), variável que sofreu redução de 3,3% de março para abril, somada às Condições Atuais do Comércio (CAC), ponto que baixou 2,7% na variação mensal.

Mesmo com uma avaliação pouco otimista do cenário atual, os empresários paranaenses ainda possuem expectativas otimistas: o fator Expectativas do Empresário do Comércio (IEEC) cresceu 0,4% e marca 130,9 pontos, sendo, portanto, considerado positivo. A expectativa por dias melhores vem da confiança que os empreendedores paranaenses possuem no potencial de suas empresas, com crescimento de 1,3% no item Expectativa das Empresas Comerciais (EEC). A Expectativa da Economia Brasileira (EEB) também cresceu um pouco, 0,3%, mas a Expectativa do Comércio (EC) baixou 0,5%.

* Com informações da Fecomércio