A procura por testes para detectar a presença do vírus da Covid-19 aumentou muitos nas farmácias de Curitiba e de todo o país, foi o que informou a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma). A entidade também destacou que os resultados positivos também subiram. Em uma rede de farmácias de Capital Paranaense, houve aumento de 97% na procura por testes de Covid-19 somente na última semana.
Segundo o CEO da Abrafarma, Sérgio Mena Barreto, a procura por testes rápidos realizados em dezembro, mais que dobrou em comparação ao mês de novembro.
Barreto comentou que o número de positivados também subiu. Ele destacou que uma em cada quatro pessoas recebeu diagnóstico positivo para o coronavírus.
A Abrafarma alertou que, devido à alta na procura que levou à escassez de insumos, muitas pessoas podem não conseguir agendar o teste para o mesmo dia. Além disso, Barreto disse que as farmácias já estão com falta de alguns medicamentos.
Esse aumento na demanda foi observado pelo serviço de atendimento farmacêutico da Panvel, como ressaltou a Coordenadora do Panvel Clinic, Alessandra Dezordi.
Dezordi destacou que os valores dos testes não foram alterados e que o mais recomendado é o teste de antígeno.
A Nissei registrou aumento de 97% na procura por testes de Covid-19 somente na última semana. Segundo a rede de farmácias, com a chegada das festas de fim de ano e das férias de verão, houve alta tanto na realização da testagem quanto no número de resultados positivos.
A recomendação é para que as pessoas façam o teste assim que aparecer algum sintoma, logo nos primeiros dias.