Menos de uma semana após o tornado que devastou Rio Bonito do Iguaçu, as primeiras famílias atingidas já começam a receber o auxílio emergencial de R$ 1 mil, válido por seis meses. O benefício, agora chamado Programa Superação, foi confirmado nesta quinta-feira (13) e vai atender inicialmente 582 famílias.
As 213 primeiras famílias cadastradas e dentro dos critérios de renda, como até três salários mínimos, recebem o depósito ainda nesta quinta-feira. Outras 369 famílias terão o valor creditado na sexta-feira (14). O auxílio será pago mensalmente ao longo de seis meses, com os repasses feitos diretamente em conta social aberta no Banco do Brasil.
Benefício chega em tempo recorde após aprovação da lei
O programa foi criado pelo governo do estado na última terça-feira (11), aprovado pela Assembleia Legislativa e sancionado na quarta (12). A medida é voltada a famílias que perderam bens e moradias e ainda não conseguiram retomar o trabalho ou as atividades do comércio local.
O pagamento está sendo coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Família (Sedef) e pela Defesa Civil, com apoio da prefeitura e de equipes do CRAS.
SAIBA MAIS
- Lei que determina auxílio emergencial para moradores de Rio Bonito do Iguaçu é sancionada no Paraná
- Servidores estaduais de cidades atingidas por tornado no Paraná têm 13º salário antecipado na quinta (13), informa governo
- Tribunal de Contas do Paraná aprova transferência de R$ 3 milhões para reconstrução de Rio Bonito do Iguaçu
Até o fim de quarta-feira (12), 2.292 famílias haviam sido cadastradas. O número ainda pode aumentar, já que os dados passam por análise de renda. As equipes seguem em busca ativa nas comunidades mais afastadas para garantir que todas as famílias afetadas sejam incluídas.
O recurso pode ser usado para a compra de alimentos, roupas e outros itens essenciais. Os beneficiários serão informados por mensagem de texto (SMS) e também poderão consultar a liberação pelo CPF no site da Sedef.








