A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou à CBN Curitiba que familiares de pacientes internados no Hospital Regional do Litoral (HRL) em Paranaguá denunciaram tentativas de golpe.
Um número de WhatsApp utilizando a identidade visual da instituição contata o familiar, citando o nome do paciente e dando detalhes sobre o quadro clínico dele. Logo após, pede dinheiro para exames.
Por meio de nota a Sesa informou que o hospital registrou Boletim de Ocorrência (BO) e fez um alerta para que os familiares não realizem nenhum tipo de transferência e pagamento solicitado por meio de ligações e mensagens para custear qualquer tipo de procedimento hospitalar.
A Sesa orienta ainda, que se algum familiar recebeu ou vier a receber pedido de dinheiro, deve procurar uma delegacia da Polícia para registrar BO.
O caso está sendo investigado pela Polícia e a Secretaria está colaborando com as autoridades. A Polícia Civil orienta que, neste caso, como a instituição não teve prejuízo, mas sim os familiares dos pacientes, para que compareçam à delegacia para que sejam ouvidas e ofereçam representação para que seja dado continuidade nas diligências.
A Sesa lembrou, também na nota, que o hospital é uma instituição 100% pública e toda e qualquer assistência é prestada gratuitamente por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), desta forma, não cobra por nenhum tipo de procedimento ou exame.
Os dados do Hospital são protegidos pela plataforma G-SUS, apesar disso, o especialista em segurança digital, Guilherme Guimarães fala da importância das instituições preservarem dados pessoais dos pacientes e familiares.