Quatro pessoas, entre elas uma criança de sete anos, acampavam no alto da montanha para assistir o nascer do sol.

De acordo com o capitão Luiz Gustavo Pimenta, subcomandante do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost), do Corpo de Bombeiros, durante a madrugada elas foram surpreendidas por uma mudança nas condições climáticas. O capitão conta que a equipe foi acionada por volta das 4h30.

Enquanto a equipe de socorro se deslocava para o morro, a família foi orientada em como proceder até a chegada da equipe. A família foi encontrada bem, sem nenhum ferimento, mas molhados e com muito frio.

O Grupo de Operação de Socorro Tático (Gost) do Corpo de Bombeiros vem registrando nos últimos meses um aumento no número de atendimentos de resgate em áreas de mata, trilhas e montanhas do Paraná.

De acordo com o capitão Luiz Gustavo Pimenta, o crescimento no número de ocorrências se dá pelo afrouxamento das medidas de controle da Covid-19, pela popularização das atividades de lazer nestes locais, e também à falta de preparação das pessoas.

Além de verificar as condições climáticas previstas para os dias em que se pretende praticar o montanhismo, há outros cuidados que devem ser tomados e equipamentos que devem ser levados.

Há um estudo sendo feito pelo Corpo de Bombeiros do Paraná para auxiliar na prevenção desses tipos de ocorrências. Em breve a corporação deve implantar aqui no estado um aplicativo com demarcação das trilhas e fácil acionamento de socorro se necessário, com funcionamento mesmo sem sinal de internet.

A informação foi adiantada com exclusividade na última semana pelo novo comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior, em entrevista à CBN Curitiba.

Segundo o Coronel a atualização, com foco na tecnologia, é uma tendência que deve ser seguida na prevenção de ocorrências, acidentes e desastres.

A ideia é que com o aplicativo, caso ocorra algum incidente na trilha, o usuário, ou mesmo as equipes de resgate, utilizem a última localização como indicação para o envio de socorro ou mesmo de apoio extra, como, por exemplo, um helicóptero.