A menos de duas semanas do segundo turno das eleições municipais em Curitiba, candidatos derrotados manifestam seus apoios ou posições de neutralidade com relação aos concorrentes à prefeitura da capital paranaense. Cerca de 1,4 milhão de eleitores podem votar na cidade.

Na capital paranaense, Eduardo Pimentel (PSD) teve 313 mil votos, o correspondente a 33,5% do eleitorado. Em segundo lugar, ficou Cristina Graeml (PMB), com 291 mil votos, ou 31,1%. Os dois disputam o segundo turno, que acontece em 27 de outubro.

O terceiro mais votado em Curitiba, Luciano Ducci (PSB), manifestou neutralidade. Ele teve 181 mil votos, o que equivale a 19,4%. O candidato Ney Leprevost (União Brasil), que ficou em quarto lugar, teve 60 mil votos, ou 6,4%, e também se declarou neutro.

O quinto colocado, Luizão Goulart (Solidariedade), que conquistou 41 mil votos, ou o equivalente a 4,4%, decidiu apoiar o candidato Eduardo Pimentel. A candidata Maria Victoria (Progressistas) teve 20 mil votos, o que corresponde a 2,1%, e também apoia o candidato do PSD.

Roberto Requião (Mobiliza), que ficou em sétimo, não descartou, em suas redes sociais, o apoio para Cristina Graeml. No entanto, disse que é preciso analisar as propostas dos candidatos. Ele teve 17 mil votos, que equivale a 1,8% do eleitorado.

A candidata Professora Andrea Caldas (PSOL), que teve 8 mil votos, ou 0,8%, e Samuel de Mattos (PSTU), com 569 votos, ou 0,06%, declararam apoio ao voto nulo. O último colocado, Felipe Bombardelli (PCO), que contabilizou 341 votos, ou 0,04%, não manifestou posicionamento.

O professor de Políticas Públicas para a Educação do curso de Pedagogia da Universidade Positivo, Eduardo Soncini Miranda, explicou que o apoio tem menos relação com a transferência automática de votos e mais a ver com a perspectiva de como será o mandato dos candidatos.

Na capital paranaense, a abstenção chegou a 394.912 eleitores, o que corresponde a 27,74% da quantidade de pessoas que podem votar na cidade. Para o especialista, a homogeneidade do perfil do eleitorado dos dois candidatos do segundo turno pode aumentar o desinteresse dos votantes.

O segundo turno acontece apenas em cidades que têm mais de 200 mil eleitores. No Paraná, a segunda votação será realizada, além de Curitiba, em Londrina e Ponta Grossa. A votação acontece em 27 de outubro, de 8h às 17h.