A falta de instrumentos legais é um dos fatores dificultantes no combate ao furto de cabos elétricos e de internet no Paraná, segundo a Polícia Civil. O crime tem se mostrado um dos mais frequentes no estado, colocando o Paraná em 2ª lugar nesse tipo de furto no país, segundo dados da Conexis Brasil, responsável por monitorar os roubos em todo o país. Apenas no primeiro semestre de 2023 foram 591.054 metros de cabos furtados ou roubados no estado, atrás apenas de São Paulo com 664.082 metros.

O principal problema dos furtos é o prejuízo causado para milhões de consumidores todos os anos. Nesta quarta-feira (15), por exemplo, o cruzamento das ruas Nivaldo Braga e Maurício Fruet, próximo ao terminal do Capão da Imbuía, ficou com os semáforos apagados durante o período da manhã após o furto de fios durante a madrugada.

De acordo com o delegado Rodrigo Brown, a falta de instrumentos legais específicos para esse tipo de crime ainda dificulta o rastreamento e combate ao furto.

Um dos principais motivos para os furtos é o valor do cobre localizado dentro dos fios. O material costuma ser vendido em mercado paralelo como sustento para pessoas que enfrentam o vício em drogas, bem como para obter lucros.

 

Em outro caso no mês de janeiro desse ano, a Polícia Civil apreendeu 200 quilos de fios em apenas uma ocorrência, em Bocaiuva do Sul, Região Metropolitana de Curitiba. Nessa ocorrência, o responsável pelos furtos utilizava uniforme e equipamentos de uma empresa de telefonia para disfarçar a ação.

Além do endurecimento das penas, o advogado criminalista e professor de Direito Penal, Processo Penal e Política Criminal do UniCuritiba, Caio Ponczek, avalia que deve ser feito um trabalho preventivo de combate aos receptadores.

Como forma de prevenir esse tipo de crime, as autoridades orientam que a população denuncie pelo telefone 153, da Guarda Municipal, ou 190 da Polícia Militar. As denúncias também podem ser feitas, de forma anônima, pelos números 197, da PCPR, ou 181.

Além disso, as denúncias podem ser feitas de qualquer cidade do Paraná pelo telefone 0800-643-1121.