Nesta quinta-feira (15) será feita a retomada das atividades da Fábrica de Fertilizantes Araucária Nitrogenados (ANSA), em Araucária, Região Metropolitana. A fábrica é uma subsidiária da Petrobras, e foi hibernada em 2020. A operação, também conhecida como FAFEN-PR, possuia mais de 400 trabalhadores, demitidos na época. Quatro anos depois, após um acordo proposto pelo Ministério Público do Trabalho e homologado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) no mês passado, 214 profissionais foram recontratados.
Marco Aurélio Godinho, coordenador geral do Sindiquímica Paraná, é um dos recontratados e representante da categoria. Ele conta que a expectativa para o reinício das atividades é grande.
O funcionamento pleno da operação deve ocorrer a partir de março de 2025. Por enquanto os trabalhadores recontratados estão realizando treinamentos e a unidade está sendo preparada.
O presidente Lula (PT) participa da cerimônia de início da retomada das operações da Fábrica de Fertilizantes Araucária Nitrogenados (ANSA), em Araucária, Região Metropolitana nesta manhã. Depois ele segue para a Renault.