Até setembro, o Memorial de Curitiba abriga uma exposição sobre os 150 anos do Santos Dumont, com direito a uma réplica da aeronave Demoiselle. A original foi criada pelo “pai da aviação” em 1907 e serviu de modelo para diversos projetistas, sendo um dos menores e mais baratos aviões da época.

A exposição é realizada em parceria com o Aeroclube do Paraná e pode ser visitada até 10 de setembro. Ela faz parte das celebrações dos 150 anos de Santos Dumont, completados no último dia 20 de julho.

A réplica de Demoiselle em exposição no Memorial de Curitiba foi construída em 1997 pelo Aeroclube do Paraná com o Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet), hoje Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Alberto Santos Dumont foi a primeira pessoa no mundo a projetar e construir um balão dirigível, que chegou a decolar e contornar a Torre Eiffel, em Paris. Um dos mais marcantes feitos do aeronauta brasileiro foi a invenção do 14-Bis, primeiro avião da história da humanidade.
Documentário

Neste sábado (5) será realizada no Cine Passeio a exibição do documentário O Homem pode Voar. A sessão é gratuita e acontece às 19h.

O filme dirigido por Nelson Hoineff acompanha os feitos de Santos Dumont, desde sua chegada em Paris no começo do século 20 até o voo do 14-Bis. O documentário resgata diversas imagens que muitos julgavam perdidas e inexistentes. A produção do filme dedicou dois anos apenas para pesquisa em arquivos e coleções particulares pelo mundo.

Serviço

EXPOSIÇÃO SANTOS DUMONT

Local: Memorial de Curitiba (R. Dr. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco)
Horário: de terça a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 8h. Sábados e domingos, das 9h às 15h.
Até 10 de setembro
Grátis