O Museu Municipal de Arte (MuMA) abre, neste sábado (18), a exposição “O Lugar do Outro”, do artista Marcelo Conrado. A mostra apresenta a produção recente do artista, que transita por diversas poéticas, tais como pinturas e retratos produzidos por Inteligência Artificial. O artista traz as implicações da tecnologia da IA para o campo da arte. A partir disso, Conrado produziu autorretratos, descrevendo a sua figura, suas obras e seu ateliê.

Ele baseia sua arte em pessoas de vulnerabilidade que sofriam desrespeito aos seus direitos, sofreram violência, preconceito, ou até mesmo abandono, e foram ajudadas pelo mesmo quando exercia mais ativamente o cargo de advogado. Recorrendo à memória, ele buscou descrever o rosto de cada uma dessas pessoas para a tecnologia da IA produzir os retratos, de acordo com as possibilidades que o software oferece.

Na exposição, o público também encontrará pinturas e uma instalação que permitirá interação. A exposição foi contemplada no Edital de Mecenato da Fundação Cultural de Curitiba.

SERVIÇO

MuMA – Museu Municipal de Arte de Curitiba

Endereço: Av. República Argentina, 3430;

Abertura: 18 de novembro, sábado, das 11h às 15h;

Estacionamento no local

Visitação até 10 de março de 2024, de terça a domingo, das 10h às 19h

* Com informações da assessoria

* Edição de Lucca Gomes, com supervisão de Joyce Carvalho