Em 2023, as cooperativas agropecuárias no Paraná movimentaram R$ 170 bilhões, refletindo o impacto econômico significativo desse setor. Com seus produtos presentes em mercados nacionais e internacionais, a profissionalização e aprimoramento dos processos de comercialização e distribuição têm sido essenciais para esse sucesso. Este ano, a ExpoApras 2024 reservou uma área exclusiva para as cooperativas.

No espaço chamado Paraná Cooperativo está o estande da Cooperativa Agroindustrial Consolata, mais conhecida como Copacol, uma empresa paranaense ligada ao agronegócio. Com sede em Cafelândia, no Oeste do Paraná, a Copacol está entre as maiores do Brasil no seu segmento com quase 16 mil colaboradores e mais de 8,2 mil cooperados. A cooperativa processa toneladas de aves e peixes e também produz suínos e leite.

O superintendente comercial da Copacol, Valdemir Paulino dos Santos, disse que a cooperativa participa da ExpoApras há quase dez anos.

O evento é uma vitrine para o lançamento de produtos, pois, reúne muitas redes de supermercados e favorece a prospecção de novos negócios.

Entre os produtos comercializados pela Copacol estão aves, peixes, empanados, vegetais, linguiças, frios, salsichas, pães, além de pratos prontos, que contribuíram para um faturamento de R$ 9,8 bilhões.

Fundada em 1963, a Copacol comercializa alimentos em várias regiões do país e já ultrapassou as fronteiras, negociando seus produtos no mercado internacional.

A Copacol realiza constantemente eventos para seus cooperados, como palestras e seminários. O quadro social da cooperativa também concentra comitês educativos, formados por líderes em suas comunidades, que facilitam a comunicação da administração com o quadro social da empresa. Também há os grupos de jovens, que têm importância fundamental dentro da cooperativa, já que representam a continuidade do trabalho e das atividades das famílias cooperadas. A Copacol também mantém grupos femininos para integrar as mulheres nas atividades da cooperativa.

A Copacol faz parte de um ranking das dez maiores cooperativas de produção agropecuária do Brasil organizado pela Forbes.