Há 12 anos como uma data diferenciada no comércio, a Black Friday, impulsiona as vendas pela última vez antes do Natal, que é considerado o momento mais importante do ano para os comerciantes. De acordo com uma sondagem realizada pela Fecomércio-PR e pelo Sebrae/PR, 40,5% dos paranaenses pretendem fazer compras na Black Friday. O percentual está bem acima do registrado no ano passado, quando apenas 26,7% pretendiam realizar compras durante a data.

Na região central de Curitiba, a expectativa é alta. Daiane Silveira, é gerente de Marketing de uma loja na Rua XV de novembro e conta que no ano passado a estratégia foi fazer um preço único para todos os itens da loja. O resultado foi melhor do que o esperado e para este ano eles pretendem fazer combos e estender as promoções além da sexta-feira (24).

Em uma loja de cosméticos da região, a gerente Sandra Cecílio projeta um aumento no ticket médio, em comparação com o ano passado. Segundo ela, a loja deve ficar aberta enquanto houver movimento.

Ainda de acordo com a pesquisa da Fecomércio, os paranaenses devem gastar em média, R$ 777,46 nesta edição da Black Friday, valor um pouco maior do que em 2022, quando o tíquete médio foi de R$ 770,12. A maioria dos consumidores, 33,8%, deve gastar entre R$ 201,00 a R$ 500,00. Os que pretendem desembolsar mais de R$ 2 mil correspondem a 10,6%.

Mas independentemente do valor, os clientes estão em busca de descontos atrativos. Janaina Araújo, aproveitou o fim de semana para passear pela rua XV de Novembro e pesquisar os preços para garantir que a próxima compra seja realmente vantajosa.

A expectativa é de que os produtos mais procurados devem ser justamente os eletroeletrônicos, como vídeo game, notebook, tablet, celular e TV. A pesquisa mostrou que 45,9% das pessoas que responderam ao questionário têm essa intenção. Os itens de vestuário e calçados também terão uma grande procura, compreendendo cerca de 37,2%.