A vacinação das crianças entre cinco e 11 anos no Paraná deve começar no máximo entre final de janeiro e início de fevereiro. A previsão foi repassada pelo secretário estadual de Saúde Beto Preto à CBN Curitiba em entrevista ao vivo na manhã desta segunda-feira (03). O Paraná não deve exigir documentação como receita médica para a vacinação de crianças.

A Sociedade Paranaense de Pediatria reforçou seu posicionamento sobre a imunização da faixa etária. Segundo o médico infectopediatra, futuro presidente da entidade, Victor Horácio, o início da vacinação pode frear o aumento de casos de crianças com Covid-19. Somente em 2021, foram 1.285 crianças e adolescentes com diagnóstico positivo para a doença atendidos no Hospital Pequeno Príncipe em Curitiba.

O médico infectopediatra reforça que há muita especulação e desinformação sobre os efeitos colaterais da vacina para as crianças. Segundo nota técnica do Ministério da Saúde, a vacina infantil contra Covid-19 é segura e ferramenta de proteção importante inclusive para atenuar interrupções de aulas na pandemia.

No caso da vacinação em geral o promotor de Justiça, David Kerber de Aguiar, esclarece que toda criança e adolescente tem direito à vacinação gratuita. Se a família não cumprir com o calendário vacinal, o conselho tutelar pode ser acionado inclusive por meio de denúncias.