O Coritiba anunciou nesta terça-feira (13) a contratação do técnico António Oliveira que retorna ao futebol paranaense: entre 2020 e 2021, este português de 40 anos comandou o Athletico, onde teve um aproveitamento de 58% dos pontos disputados, com 21 vitórias, sete empates e doze derrotas. Oliveira deixou o rubro-negro em setembro do ano passado, após a derrota para o FC Cascavel, por 2 a 1, em Cascavel, pela semifinal do Campeonato Paranaense.

O novo treinador coxa-branca comandou o Cuiabá até a última rodada do Campeonato Brasileiro, quando o time matogrossense derrotou justamente o Coritiba, por 2 a 1, em Cuiabá, no dia 13 de novembro. Nesta quarta (14), Oliveira vai ter o primeiro contato com os jogadores, que iniciam a preparação para a temporada de 2023. A estreia no Campeonato Paranaense está marcada para o dia 15 de janeiro, um domingo, contra o Aruko, de Maringá, no estádio Couto Pereira.

Em contato com a CBN, o presidente em exercício do Coritiba, Glenn Stenger, negou que a contratação de Oliveira, que substitui Guto Ferreira, tenha ligação com a chegada de um grupo de investidores. “É óbvio que o clube procura parceiros, mas não há nada nem próximo de ser concretizado com investidores”, afirmou Glenn.

Demitido na sexta-feira passada (10), Guto foi anunciado no mesmo dia como treinador do Goiás. Apesar de ter ajudado o Coritiba a se manter na Série A do Brasileiro, ele não era considerado pela diretoria o técnico ideal. Os números da defesa no Campeonato Brasileiro, por exemplo, foram abaixo dos que o alviverde teve com Gustavo Morínigo, o treinador anterior: média de 1,5 gol sofrido no período de Gustavo; média de 1,6 com Guto.